sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Continuação...

É talvez termine hoje a história! mas não acaba aqui não kkk, por isso vou continuar:
Terminei em Osamu Tezuca...

As características faciais( iguais ás dos desenhos da Disney e Fleischer), olhos( estilo Betty Boop), boca, nariz, sobrancelha, são desenhados com bastante exagero para aumentar a expressividade dos personagens. É ele que  incorpora os movimentos na história através de efeitos gráficos, como linhas que dão sentido de velocidade e as onomatopeias que interage com a arte, destacando as ações que permite os movimentos. As histórias ficaram mais longas e passaram a serem divididas em capítulos.
Em 1947 Tezuca publicou no formato akahon, um mangá escrito por Sakai Shichima, Shin Takarajima( A nova ilha do tesouro), um titulo de grande sucesso que chegou a vender mais de 300 mil exemplares.
Osamu produz através de seu estúdio: Mushi Production, primeira série de animação japonesa em 1963, uma das suas obras foi: Tetsuwan Atom( o famoso Astro Boy). A passagem do papel para a televisão tornou-se comum e o aspecto comercial do mangá ganhou amplitude, mas Tezuca não se alegrou com isso. Sua criatividade fez com que explora-se diferentes gêneros- seu maior publico alvo eram as crianças e os jovens- assim como inventar outros, anunciando em aparecimentos de mangás para adultos, abordando assuntos mais sérios e criar roteiros mais complexos. Ele também foi mentor de muitos mangakas como:
-Fujiko & Fujio( dupla criadora de Doraemon);
-Akatsuka Fujio;
-Akira "Leiji" Matsumoto( Galaxi express 999);
-Tatsuo Yoshida( criador de Speed Racer);
-Shotaro Ishinomori( Kamen Rider)


Assim os mangás foram crescendo simultaneamente com seus leitores e multiplicar-se segundo o gosto de um  público cada vez mais importante, tornado-se aceitos culturalmente. As edições dos mangás de hoje representa mais de 1/3 da tiragem e mais de 1/4 dos rendimentos do mercado editorial em seu país. Tornaram-se um fenômeno ao alcançar todas as classes sociais e todas as gerações, graça ao seu preço baixo e a diversificação de seus temas. Como espelho social, abordam todos os temas imaginados:
-Vida escolar;
-O trabalho;
-Esportes;
-O amor;
-A guerra;
-O medo;
-Séries tiradas da literatura japonesa e chinesa;
-História do Japão;
Entro outros temas.
Um exemplo de mangá: Bleach, capitulo #347 pág. 4


Acabou a história do mangá, escrevi os pontos mais importantes. Mas não acaba aqui, ainda vou falar:
-Estilo;
-Formato;
-No Brasil;
-Em outros Países;
-Criticas;
-A queda do mangá;
-Alguns mangás que são famosos;
-Mangás que tornaram animes;






Nenhum comentário:

Postar um comentário